CGE

CGE avança na modernização do controle interno com projeto de monitoramento inteligente em SC

A iniciativa prevê o uso de inteligência analítica, painéis gerenciais, cruzamento de bases de dados e acompanhamento em tempo real das despesas de custeio

A Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE/SC) avança na modernização do controle interno e no fortalecimento da governança pública com o desenvolvimento de um projeto estratégico voltado ao monitoramento preventivo das despesas da administração pública estadual.

A iniciativa foi apresentada ao Controlador-Geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento, ao Controlador Adjunto do Estado, Leandro Zanini, e ao Auditor-Geral do Estado, Cícero Teixeira Barbosa, pelo Núcleo de Apoio Preventivo ao Controle Interno da SEF/CGE, no âmbito do Programa de Apoio Preventivo ao Controle Interno da Administração Direta e Indireta do Estado de Santa Catarina (CGEPREVINE).

Para o Freibergue, a modernização do controle interno representa um avanço importante para a administração pública catarinense. “O uso da tecnologia e da inteligência de dados fortalece a atuação preventiva do Estado, amplia a capacidade de monitoramento e contribui para uma gestão pública mais eficiente, transparente e responsável com os recursos da sociedade. Santa Catarina segue avançando na construção de mecanismos modernos de governança e integridade”, destacou.

O projeto contempla o Monitoramento Contínuo das Despesas de Custeio, por meio de inteligência analítica, painéis gerenciais, cruzamento de bases de dados, trilhas automatizadas de verificação e acompanhamento em tempo real. Entre as despesas já analisadas, destacam-se os contratos de serviços terceirizados.

A iniciativa também prevê a implantação de dashboards dinâmicos, alertas automatizados e mecanismos tecnológicos capazes de apoiar os gestores públicos na tomada de decisões mais estratégicas, tempestivas e eficientes. A proposta busca fortalecer a atuação preventiva do controle interno, aprimorar a gestão orientada por dados e contribuir para a identificação tempestiva de inconsistências, desvios e oportunidades de racionalização dos gastos públicos. Também visa aperfeiçoar a fiscalização e o acompanhamento contratual, especialmente em áreas relevantes para a despesa pública estadual.