CGE

CGE destaca papel do controle interno e iniciativas para municípios atuarem em rede

O papel do controle interno e as iniciativas para atuar em rede foram os destaques da apresentação feita pela controladora-adjunta do Estado, Simone de Souza Becker, nesta quarta-feira, 27, no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC). 

Becker dividiu o painel com Moisés Hoegenn, auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Patrícia Moura, superintendente da Controladoria-Geral da União em Santa Catarina. 

“Na Administração Pública, o ato de controlar pressupõe examinar se a atividade governamental atendeu à finalidade pública, à legislação e aos princípios básicos como legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade e transparência”, destacou Becker. 

A controladora também mencionou iniciativas de atuação em rede que podem ajudar os municípios a aperfeiçoarem o controle interno. Entre eles, a parceria da Controladoria-Geral do Estado (CGE) com o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Foz do Itajaí-Açu (CIM-AMFRI) para fortalecimento das macrofunções de controle, incluindo auditoria, integridade, ouvidoria e transparência. 

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

Fone: (48) 99128-1980