CGE

CGE é finalista do Prêmio Inovação Catarinense com ferramenta que amplia controle das compras

A Controladoria-Geral do Estado é uma das três finalistas do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer na categoria Governo Inovador. O projeto que concorre ao primeiro lugar foi responsável pelo desenvolvimento de um robô e um painel que amplia o controle prévio das compras públicas. A premiação é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). 

Para o controlador-geral Cícero Barbosa, o reconhecimento do prêmio da Fapesc se soma aos contatos que a CGE já recebeu de outros órgãos de controle interessados em replicar o projeto em suas unidades. “É uma inovação desenvolvida inteiramente pela equipe da CGE e com resultados relevantes para as contas públicas. Com sua utilização, a CGE alcançou um benefício potencial de R$ 40 milhões em apenas uma licitação monitorada em 2022”, destaca. 

O projeto foi desenvolvido pela equipe da Coordenadoria de Informações Estratégicas (CIES/CGE) e teve como embrião a dissertação de mestrado do atual coordenador da área, Vander Veras. Ele propôs a integração da base de dados de todas as licitações e contratos solicitados pelos órgãos do Governo a uma plataforma de business intelligence (BI). 

Um detalhe importante: a base de dados utilizada pelo BI é anterior à publicação dos editais no Diário Oficial do Estado (DOE), permitindo um controle preventivo. A integração deu origem ao Painel de Controle Organizacional Prévio para Análises Sistêmicas (Copas) na plataforma de BI da CGE. 

“O painel potencializou o monitoramento prévio das licitações por parte da equipe da Auditoria-Geral. Em 2022, foram cadastradas 16 mil solicitações de licitações autorizadas pelo Grupo Gestor de Governo (GGG) e publicadas no Diário Oficial. São mais de R$ 24 bilhões em compras”, reforça Veras. 

O projeto também inclui uma inteligência artificial, batizada de Cintia, sigla para Coleta de Informações para Tratamento Inteligente e Análise. A IA captura volumes de informações do Diário Oficial impossíveis de serem inspecionados manualmente e integra esses dados aos painéis de business intelligence da CGE.

 

Informações:

Cléia Schmitz 

Assessoria de Imprensa 

Controladoria-Geral do Estado 

E-mail: cleia.schmitz@www.cge.sc.gov.br/ 

Fone: (48) 99128-1980 

Site: www.www.cge.sc.gov.br/