CGE

CGE orienta órgãos e municípios sobre novas regras para transferências especiais 

A Controladoria-Geral do Estado publicou uma videoaula aos servidores dos órgãos e municípios sobre novos procedimentos para as transferências especiais com repasses já realizados pelo Governo do Estado e com saldo a repassar. Nestes casos, serão aplicadas as regras do decreto 83/2023, atualizado pelo decreto 146, de 19 de maio de 2023. 

A principal alteração condiciona a celebração de convênio para a continuidade dos repasses. O decreto atende às recomendações feitas pelo Ministério Público (MPSC), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela própria CGE. O principal benefício é a ampliação do controle e da transparência na aplicação dos recursos.

A aula traz uma parte teórica sobre as principais alterações definidas pelo decreto 83, seguida de orientações práticas do módulo de transferências, que operacionaliza os convênios no Estado. 

Após a celebração dos convênios, a execução por parte dos municípios poderá ser acompanhada pelo portal www.sctransferencias.sc.gov.br. A gestão do portal é feita pela CGE. Com 10 anos de atividade, o site é uma referência nacional na transparência ativa de repasses voluntários feitos pelo Executivo estadual às prefeituras e entidades sem fins lucrativos. 

Acesse o vídeo: https://bit.ly/AulaDecreto83

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cleia.schmitz@www.cge.sc.gov.br/