CGE

CGE-SC tem dois artigos selecionados para livro “Mulheres no Controle”

Dois artigos da Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina estão entre os 10 escolhidos pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) para integrar o livro “Mulheres no Controle”. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 10 de novembro, durante a 44ª Reunião Técnica do órgão, realizada em Fortaleza (CE). 

O artigo “A sub-representação das mulheres na liderança dos órgãos centrais de controle interno” é de autoria de Marisa Zikan da Silva, Controladora-Geral adjunta do Estado de SC, e Claudia Fusco, Controladora-Geral adjunta do Município de Belo Horizonte.  Pesquisa quantitativa aplicada pelas auditoras nos órgãos membros do Conaci revelou que as funções de gestão e liderança são majoritariamente ocupadas por homens, apesar deles serem minoria no número total de servidores.

 

 

 

 

 

O artigo “Coprodução do Controle: O Plano de Ação SC Governo Aberto como mecanismo de fortalecimento do controle interno, externo e social” foi escrito por Carolina Kichller, gerente de Promoção do Controle Social da Ouvidoria-Geral do Estado, da CGE-SC, em conjunto com Monyze Weber Kutlesa e Victoria Moura de Araújo, pesquisadoras da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina, que atuam na CGE-SC.

O artigo destaca o fortalecimento da relação entre o controle interno, externo e social a partir do 1° Plano de Ação em Governo Aberto de Santa Catarina, criado no âmbito do programa desenvolvido em parceria com a Open Government Partnership Local (OGP Local). As pesquisadoras reforçam que cidadãos mais ativos e participativos em relação aos atos administrativos viabilizam um melhor desempenho dos outros controles. 

Sobre a obra – A seleção se deu por meio de um edital lançado pelo Conaci exclusivamente para mulheres que atuam na área de controle público. Um total de 63 artigos foram submetidos. O livro será editado em meio 

 

eletrônico e/ou físico, conjuntamente com a Editora Fórum.

Informações adicionais:

Assessoria de Imprensa

Cléia Schmitz

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

(48) 3664-5651 / (48) 99128-1980

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *