CGE

CGE vai apoiar programa de Integridade e Compliance em consórcio de municípios

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) assinou nesta quarta-feira, 27, um acordo de cooperação com o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) para apoiar a implementação de um programa de Integridade e Compliance na entidade. Assinaram o termo o controlador-geral Marcio Cassol e o presidente do Cincatarina e prefeito de Fraiburgo, Wilson Ribeiro Cardoso Junior. 

O ato de assinatura foi realizado durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC-SC), que ocorre nesta semana, em São José. Também estiveram presentes, o secretário da Administração, Moisés Diersmann, a diretora de Integridade e Compliance, Marisa Zikan, e o gerente Carlos Petiz Junior. 

“Esta é mais uma iniciativa da CGE para promover a integridade e o compliance na gestão pública. O intercâmbio de conhecimento entre entes com interesses em comum é muito importante para potencializar os resultados”, afirma Cassol. 

O presidente  do Cincatarina destaca o interesse do consórcio em promover a integridade e o compliance nos processos do consórcio: “Nosso objetivo é estar em alinhamento com as melhores práticas e a promoção da integridade é uma delas. Instituições financeiras, por exemplo, já exigem como contrapartida a financiamentos”, cita Cardoso Junior. 

Programa de Integridade e Compliance – Criado pela Lei nº 17.715/2019, o Programa de Integridade e Compliance (PIC) do Governo do Estado de SC tem o objetivo de estabelecer um conjunto de medidas preventivas para evitar possíveis desvios nas entregas à população; fomentar a adoção de boas práticas de gestão pública, com base na gestão de riscos; e disseminar a cultura da integridade, estimulando o comportamento íntegro dos servidores públicos estaduais. 

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@cge.sc.gov.br