CGE

Governo de SC cria Fórum de Integridade das Empresas Estatais

O Governo do Estado criou o Fórum de Integridade das Empresas Estatais com o objetivo de fortalecer atuações pautadas em princípios éticos e na prevenção de práticas ilegais. A partir de 2024, as empresas estatais catarinenses vão se reunir a cada trimestre para debater e difundir boas práticas de integridade, compliance, transparência e governança.

A coordenação do Fórum é da Controladoria-Geral do Estado (CGE), órgão responsável por orientar e monitorar a implementação de programas de integridade no Executivo estadual. Participam as seguintes empresas: Celesc, Casan, SCGás, Badesc, Ciasc, Epagri, Cidasc, Ceasa, Porto de Imbituba e Porto de São Francisco do Sul.

A diretora de Integridade da CGE, Marisa Zikan, reforça que o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa incluiu recentemente a integridade como um dos princípios junto com transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade. “Cresce no mundo corporativo a visão da cultura da integridade como fundamental para a eficiência dos negócios”, afirma Zikan.

A execução de programas de integridade é uma exigência da Lei das Estatais (Lei nº 13.303/16). A Lei das Estatais traz várias exigências como forma a aproximar as ações dessas entidades com as praticadas no mercado, além de garantir uma maior eficiência no desempenho de suas atividades. D

A primeira reunião do Fórum ocorreu na última semana e contou com palestra da coordenadora do Capítulo Santa Catarina do IBGC, Leia Wessling. “A integridade é o contínuo aprimoramento da cultura ética nas organizações, a busca pela conexão entre o que eu digo e o que eu faço. Precisamos reconhecer quando erramos e corrigir o rumo para manter a coerência entre o discurso e a prática”, destacou Wessling.

O Fórum terá reuniões trimestrais e itinerantes e poderá convidar especialistas, pesquisadores e representantes de órgãos e entidades públicas ou privadas para participar dos encontros, prestar informações ou apoiar a execução dos trabalhos. “Eu já tenho uma lista de assuntos para tratar com os colegas. Será muito bom ter um ambiente de benchmarking com organizações do Estado”, destacou Rodrigo Cabeça, gerente da Divisão de Integridade e Privacidade da Celesc.

Mais informações:
Cléia Schmitz
ascom@cge.sc.gov.br