Governo de SC inicia capacitação dos servidores para a força-tarefa das prestações de contas

Foto: Divulgação/CGE-SC
Teve início nesta semana a capacitação dos servidores que irão compor os Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis por analisar as prestações de contas pendentes no âmbito estadual. A medida faz parte da força-tarefa instituída pelo Governo de Santa Catarina para regularizar o passivo de prestações de contas, especialmente repasses realizados a municípios e entidades privadas sem fins lucrativos.
A iniciativa foi formalizada por meio de decreto publicado na terça-feira (03/06) e integra uma estratégia de governo para fortalecer a transparência e garantir a correta aplicação dos recursos públicos. Os GTs atuarão até dezembro de 2026 com dedicação prioritária.
“Trata-se de uma medida estratégica para reequilibrar a capacidade de análise com o volume de repasses efetuados nos últimos anos. O governador Jorginho Mello está empenhado em passar a limpo todas as contas do governo, ou seja, fazer todo trabalho necessário, com transparência, independente de quem tenha a responsabilidade pelo atraso. Por isso, criamos uma força-tarefa com planejamento, apoio técnico e governança para garantir sempre a melhor aplicação dos recursos públicos”, destacou o Controlador-Geral do Estado, Freiberge Rubem do Nascimento.
Segundo dados da Controladoria-Geral do Estado (CGE), 72% do passivo atual corresponde a prestações de contas referentes a 2022 e anos anteriores. Em 2022, ainda na gestão anterior, houve um aumento de 142% nas pendências em comparação com 2021.

Foto: Capacitação realizada no Plenarinho da UDESC
Capacitação técnica e apoio interinstitucional
A primeira etapa do treinamento acontece entre os dias 7 e 10 de julho no Plenarinho da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis. A programação inclui desde o estudo das normas legais aplicáveis aos instrumentos de repasse (como convênios, termos de fomento,convênio simplificado e colaboração) até aspectos técnicos do SIGEF e da prestação de contas no modelo simplificado.
Os temas abordados envolvem:
- análise documental e técnica das prestações;
- monitoramento e avaliação;
- atualização monetária e juros de mora;
- funcionalidades dos módulos do SIGEF;
- e os critérios aplicáveis ao novo modelo de Convênio Simplificado.
A CGE também será responsável por editar normas complementares, apoiar os órgãos e entidades na execução das medidas e monitorar os avanços da força-tarefa.
Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Texto:Grasiele Aguiar
Controladoria-Geral do Estado- CGE
Fone: (48) 3664-5645E-mail: ascom@cge.sc.gov.br