Municípios se comprometem a fortalecer controle interno em parceria com CGE e CGU

Em evento realizado nesta segunda-feira, 28, as prefeituras que compõem o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Foz do Itajaí-Açu (CIM-AMFRI) se comprometeram a executar o Plano de Ação elaborado pelos municípios em conjunto com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Controladoria-Geral da União (CGU) para fortalecimento do controle interno.

As ações estabelecidas no Plano preveem a edição de atos normativos e o fomento de projetos que visem a promoção da integridade na gestão pública. A assinatura da carta-compromisso foi realizada na sede da AMFRI, em Itajaí, e teve a presença de autoridades da CGE, da CGU, do Banco Mundial e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), além dos prefeitos da região.

O Plano de Ação foi elaborado a partir de um acordo de cooperação assinado pela CGE e CGU com o consórcio CIM-AMFRI. A promoção da integridade e do controle é uma exigência do Banco Mundial para o financiamento de US$ 96 milhões ao CIM-AMFRI para melhoria da mobilidade na região.O projeto inclui, por exemplo, a construção de um túnel imerso entre Itajaí e Navegantes.

“A CGE tem orgulho de fazer parte dessa iniciativa junto com o Banco Mundial. O fortalecimento do controle interno é muito importante porque sabemos que a prevenção é o melhor caminho para garantir governos mais íntegros e eficientes ao seu propósito”, afirma o controlador-geral do Estado, Marcio Cassol.

A CGE de Santa Catarina participou da elaboração do Plano de Ação com o envolvimento de dois auditores: Marisa Zikan, diretora de Integridade e Compliance, e Frederico da Luz, coordenador de Gestão Estratégica e da pesquisadora Victoria Vilvert. Para Zikan, a assinatura da carta-compromisso é uma etapa fundamental no trabalho.

“Ela representa o comprometimento dos prefeitos no sentido de respaldar as ações necessárias para que os controles internos municipais possam assessorar e apoiar a gestão, trazendo soluções para a implementação das políticas públicas de forma eficiente e íntegra”, destaca a auditora.

Além do controlador Marcio Cassol, participaram da mesa de abertura do evento, a diretora de Programas de Integridade Pública e Prevenção a Conflito de Interesses da CGU, Renata Figueiredo, a diretora de Operações do Banco Mundial, Sophie Nadeau, o presidente do Conaci, Rodrigo Fontenelle, e o prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Müller, representando os municípios do CIM-AMFRI.

Fone: (48) 99128-1980