CGE

Novembro Azul: diagnóstico precoce para preservar a vida

A Controladoria-Geral do Estado participa do Novembro Azul, movimento de conscientização dirigido à sociedade em geral, com ênfase no público masculino, para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A conscientização é importante, em particular para o rompimento de barreiras culturais que dificultam a detecção desta doença ainda em seus estágios iniciais, mormente porque este tipo de neoplasia desenvolve-se por longos períodos de tempo (até 15 anos) sem apresentar sintomatologia. O acompanhamento médico, portanto, é muito importante.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) – foram 15.391 mortes no país em 2017, segundo o Ministério da Saúde. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, a taxa de sobrevida em cinco anos de pacientes diagnosticados com este tipo de câncer em estágios localizado ou regional (a doença se restringe à próstata ou atingiu apenas estruturas próximas a ela) é de praticamente 100%.