CGE realiza segunda capacitação de “Análise de Prestação de Contas” com servidores de diferentes órgãos do estado

A Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE) deu início nesta quarta-feira, 8 de outubro de 2025, à segunda capacitação sobre “Análise de Prestação de Contas”, realizada no Plenarinho da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis.
A capacitação reúne servidores da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuri), Secretaria de Estado da Educação (SED), Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
A abertura do curso foi conduzida pelo controlador-geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento, que destacou a importância do trabalho em rede e da formação contínua dos servidores para o fortalecimento da gestão pública catarinense.
“A CGE está investindo na capacitação destes servidores e com isso fortalece o processo de análise de prestação de contas, que estão diretamente ligados à eficiência e à transparência do Estado. Quando formamos equipes técnicas capacitadas, garantimos que cada recurso público cumpra sua finalidade”, ressaltou Freibergue.
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) é responsável pela gestão dos módulos “Transferências” e “Transferência Registro” do sistema SIGEF, que centralizam e automatizam os processos de execução e acompanhamento das transferências de recursos estaduais.
Por meio da Gerência de Recursos Antecipados (GERAN), a CGE vem conduzindo a capacitação dos membros dos Grupos de Trabalho de Prestação de Contas, abordando tanto as funcionalidades do sistema quanto a legislação aplicável aos instrumentos sob sua gestão, garantindo padronização e segurança técnica às análises realizadas.
“Com a capacitação dos servidores, os órgãos e entidades passam a contar com maior capacidade técnica e operacional para dar vazão às prestações de contas pendentes de análise”, ressalta Magali Ramlow Campelli, gerente de Recursos Antecipados da CGE.
A primeira turma do curso, formada por servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), já está com os trabalhos em andamento desde o início de julho, com avanços significativos na análise e regularização de processos de prestação de contas.
Já os cinco órgãos que iniciaram hoje a capacitação, já entregaram a CGE um plano de ação definindo as metas para análise das prestações de contas.
A capacitação, com duração de três dias, aborda aspectos técnicos e práticos sobre as normas e procedimentos que orientam a análise de prestações de contas, incluindo convênios, termos de fomento e colaboração e o contratos de apoio financeiro.
Com a formação das duas turmas, a CGE avança na padronização e qualificação dos processos de análise de prestações de contas, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente, transparente e alinhada às boas práticas de controle interno em Santa Catarina.
Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Texto:Grasiele Aguiar
Controladoria-Geral do Estado- CGE
Fone: (48) 3664-5645
E-mail: ascom@cge.sc.gov.br