CGE

CGE apresenta Programa de Integridade e Compliance ao Grupo Gestor de Governo

A CGE apresentou ao Grupo Gestor de Governo nesta terça-feira, 4 de julho, as ações desenvolvidas pelo Programa de Integridade e Compliance. Instituído pela Lei 17.715/2019, o PIC tem o objetivo de reduzir riscos de práticas ilícitas, fortalecendo a prevenção e o combate à corrupção.

Atualmente, os órgãos e entidades do governo têm a atribuição de executar os planos desenvolvidos internamente com ações de mitigação aos riscos de integridade levantados pela CGE em 2022. Desde abril, a equipe da CGE fez visitas a todas as áreas para apresentar os riscos aos gestores.

O controlador-geral do Estado, Marcio Cassol, lembra que a promoção da integridade é uma tendência mundial, tanto na gestão pública quanto na privada. “A integridade é um ingrediente da boa governança. Ela tem potencial de aumentar a reputação do Estado perante a sociedade e órgãos renomados como o Banco Mundial. Ao mesmo tempo, impacta positivamente em rankings de eficiência e transparência pública”.

Na apresentação ao GGG, a diretora de Integridade e Compliance da CGE, Marisa Zikan, citou como exemplo a adesão dos estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) ao tema. “Os estados do Cosud estão implementando programas ou políticas de integridade e compliance, o que mostra o alinhamento e o compromisso dos gestores com uma pauta que é mundial e muito cara à sociedade”.

Controladoria-Geral do Estado
Cléia Schmitz | cleia.schmitz@www.cge.sc.gov.br/