CGE

CGE faz pesquisa com servidores do órgão sobre assédio moral no trabalho

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) lançou nesta segunda-feira, 18, um questionário para medir a percepção do assédio moral entre os servidores do órgão. A pesquisa faz parte das medidas de tratamento do risco “exposição a assédio moral (interno e entre órgãos)”, levantado pelo Programa de Integridade e Compliance (PIC). 

“O objetivo é verificar o conhecimento da equipe sobre as situações que podem ser caracterizadas como assédio moral no trabalho e a percepção de sua ocorrência na vida de cada um. As respostas serão utilizadas como subsídio para a campanha de conscientização que faremos sobre o tema”, explica o controlador-geral, Marcio Cassol. 

O lançamento do formulário foi feito durante reunião on-line do grupo focal responsável pela implementação e monitoramento do PIC CGE. “Em 2024, vamos repetir a pesquisa a fim de comparar se houve mudança de entendimento ou de percepção após a campanha”, afirma Alessandra Barcellos Barros, coordenadora do grupo focal.

Sobre o PIC – a CGE é a coordenadora do Programa de Integridade e Compliance do Governo do Estado. No ano passado, foi realizado um levantamento com todos os órgãos e entidades sobre os riscos de integridade, situações em que servidores e agentes públicos não agem de forma ética no cumprimento de suas funções. 

Após o levantamento, a CGE apoiou a elaboração de Planos de Integridade e Compliance por cada órgão e entidade. Atualmente, as áreas estão implementando estes Planos, colocando em prática ações para tratamento dos riscos.

Como coordenadora do PIC, a CGE se comprometeu a implementar ações para mitigar riscos comuns a todo o Governo. O Programa de Combate ao Assédio Sexual, lançado no início de agosto, é uma delas. 

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@cge.sc.gov.br