CGE

Santa Catarina apresenta boas práticas de Governo Aberto em conferência internacional

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) apresentou nesta terça-feira, 7, em conferência internacional realizada no Rio de Janeiro, as boas práticas do Executivo catarinense na área de governo aberto. A 22ª Conferência OIDP é organizada pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa, entidade que reúne mais de 1000 governos locais e regionais de todo o mundo.

A gerente de Promoção do Controle Social da CGE, Carolina Kichller, falou sobre os esforços de Santa Catarina para a abertura de Governo e destacou a parceria do Estado com a Open Government Partnership (OGP). “Junto com outros entes não membros da OGP, estamos trabalhando na criação da Rede Brasileira de Governo Aberto para ampliar o alcance e promover a troca de ideias e a promoção de ações conjuntas”. 

Kichller também mencionou os resultados alcançados por Santa Catarina com o 1º Plano de Ação SC Governo Aberto, cocriado com a sociedade civil, seguindo as diretrizes da OGP.  “Os resultados abrangeram a melhoria nos processos de compras públicas, nos canais de transparência e na participação social. O Estado também explorou seu papel de articulador, valorizando boas práticas dos municípios e promovendo capacitações e trocas.”

Governo Aberto – Santa Catarina é o único estado brasileiro a fazer parte da OGP, organização que reúne 75 países e 104 governos locais para promover gestões públicas mais transparentes, inovadoras e participativas. Com base na metodologia da OGP, o Estado concluiu no final de 2022 seu 1º Plano SC Governo Aberto. Atualmente, a CGE está preparando o 2º Plano de Ação, em parceria com as secretarias de Administração, do Planejamento e de Tecnologia e Inovação. 

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Comunicação

ascom@cge.sc.gov.br

(48) 99128-1980 / 3665-5645