Seminário Regional de Ouvidorias – Nordeste

A Ouvidoria-Geral do Estado de Santa Catarina está participando nos dias 10 e 11/09 do 1º Seminário Regional de Ouvidorias – Nordeste realizado no Centro de Convenções Pernambuco em Olinda – PE.  O tema desta edição é “Transformando Problemas Individuais em Soluções Coletivas”. A iniciativa busca promover um espaço de troca de boas práticas, garantindo que as ouvidorias reforcem o seu papel no combate à corrupção e no aprimoramento das políticas públicas. O seminário é voltado para pessoas que trabalham com ouvidoria, acadêmicos e qualquer cidadão interessado no tema e conta com a participação de 400 inscritos de 17 estados brasileiros.

No encerramento das atividades do dia 10/09, o Ouvidor-Geral da União, Valmir Gomes Dias, anunciou que o próximo Seminário Regional de Ouvidorias da Região Sul será realizado pela primeira vez nos dias 25 e 26 de Novembro de 2019 na cidade de Florianópolis em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE/SC).

Agenda

No dia (10), foram realizadas 18 palestras que abordaram experiências na melhoria de serviços, na eficiência da gestão e no combate à corrupção por meio da participação e do controle social. A agenda inclui, ainda, o lançamento do III Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias; e do curso de pós-graduação em Ouvidoria Pública, desenvolvido pela CGU e a OEI, cujas inscrições têm início em 16 de setembro.

Palestras disponíveis em: https://www.youtube.com/watch?v=KW0K2gNqJNs

Na data de hoje (11), acontecem oficinas relacionadas ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho; à simplificação e carta de serviços; à criação e implementação de ouvidorias municipais; à gestão da informação para a transparência; e ao tratamento de denúncias.

Já na quinta-feira (12), após concluído o Seminário, está prevista a II Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias. O objetivo do encontro é compartilhar conhecimentos e experiências de outros estados e municípios, no intuito de integrar cada vez mais o trabalho e promover a expansão deste fórum. Os temas para debate incluem: a constituição do Conselho de Usuários de Serviços públicos; a melhoria dos instrumentos de proteção a denunciantes; e os avanços legislativos em defesa dos usuários de serviços públicos.