CGE

CGE de SC é case nacional de atuação em rede de municípios

A Controladoria-Geral do Estado foi destaque nesta quinta-feira, 21, no Encontro Nacional de Controle Interno, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, com um case nacional de atuação em rede de municípios.

A auditora do Estado Marisa Zikan apresentou a parceria da CGE com o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Foz do Itajaí-Açu (CIM-AMFRI) para fortalecimento das unidades de controle interno das 11 Prefeituras da região. 

“Fizemos um acordo de cooperação com o consórcio, que tem um projeto de financiamento de R$ 90 milhões com o Banco Mundial para obras de melhoria da mobilidade na região. Uma das exigências do banco é o investimento no fortalecimento das unidades de controle interno”, explicou Zikan.  

O Plano de Ação entregue aos municípios em agosto foi desenvolvido em parceria com a superintendência estadual da Controladoria-Geral da União (CGU) e com as próprias prefeituras. 

O ponto de partida do trabalho foi o Diagnóstico Nacional do Controle Interno, estudo realizado e divulgado em junho deste ano pelo Banco Mundial e pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), organizadora do encontro em Campo Grande.

“Apoiar os municípios é um dos 7 objetivos estratégicos definidos pelo Conaci em 2022 e a realização desse Diagnóstico é uma das ações para que possamos ser indutores da melhoria do controle nas cidades”, destacou Rodrigo Fontenelle, presidente do Conaci. 

Consultor do Banco Mundial e coordenador do Diagnóstico, Wesley Matheus, enfatizou a importância do estudo para entender onde estão os gargalos. “Os próprios municípios, mesmo aqueles que não responderam, podem acessar o diagnóstico para buscar orientação”. 

Para Marisa, a atuação em rede é cada vez mais um caminho a ser seguido com o objetivo de fortalecer a gestão pública. “Ninguém faz mais nada sozinho. Atuar em conjunto encurta distâncias, aprimora os processos e reduz os custos”. 

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@cge.sc.gov.br

(48) 99128-1980