CGE vence Prêmio Inovação Catarinense na categoria Governo Inovador

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) é a vencedora do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer na categoria Governo Inovador. O órgão desenvolveu um robô e um painel que ampliam o controle das compras do Estado de forma prévia, na fase anterior à publicação dos editais.

O anúncio dos ganhadores foi feito nesta segunda-feira, 30 de outubro, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em evento realizado na Assembleia Legislativa.

O controlador-geral Marcio Cassol reforça o caráter preventivo do sistema premiado pela Fapesc. “Os investimentos em tecnologia e recursos humanos na atividade de auditoria são essenciais para a melhoria dos controles nos órgãos públicos, e neste caso específico, ainda mais importante, pois as ações são prévias à ocorrência da despesa. Este é o norte da CGE, a prevenção”.

A controladora-adjunta Simone de Souza Becker recebeu o prêmio com a equipe da Coordenadoria de Informações Estratégicas, desenvolvedora do produto, e sintetizou a importância da tecnologia para a CGE. “Estamos na era dos dados. A inovação é imprescindível ao trabalho do auditor”.

Projeto vencedor – O Painel de Controle Organizacional Prévio para Análises Sistêmicas (Copas) integra à plataforma de business intelligence (BI) da CGE toda a base de dados de licitações e contratos solicitados pelos órgãos ao Grupo Gestor de Governo (GGG). Em 2022, foram cadastradas 16 mil solicitações de licitações, mais de R$ 24 bilhões em compras.

O projeto também inclui uma inteligência artificial, batizada de Cintia, sigla para Coleta de Informações para Tratamento Inteligente e Análise. A IA captura volumes de informações do Diário Oficial impossíveis de serem inspecionados manualmente e integra esses dados aos painéis de BI da CGE.

Segundo Vander Veras, coordenador de Informações Estratégicas da CGE, o painel Copas potencializou o monitoramento prévio das licitações por parte da equipe da Auditoria-Geral. A ferramenta teve como embrião a dissertação de mestrado de Veras. “O reconhecimento da Fapesc se soma aos vários contatos que a CGE já recebeu de outras controladorias estaduais e municipais interessadas em replicar o projeto em suas unidades”.

Equipe – a equipe responsável pelo desenvolvimento do Copas é formada pelos seguintes profissionais: Vander de Oliveira Veras, Edson Rosa Gomes da Silva, Roberto Fabiano Fernandes, Viviane Brandão Miguez e Alex Croisfelt Lautenschlager.

E-mail: cleia.schmitz@cge.sc.gov.br

Site: www.cge.sc.gov.br