CGE

Cosud: controladorias alinham ações para enfrentamento ao assédio sexual nas escolas

A elaboração de protocolos para detecção, apuração e responsabilização de casos de assédio sexual nas escolas foi uma das atividades do Grupo de Trabalho Transparência, Controladoria e Ouvidoria no 10º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

O evento ocorreu de 29 de fevereiro a 2 de março, em Porto Alegre, e contou com representantes do Executivo catarinense, entre eles, a controladora adjunta Simone de Souza Becker.

Em Santa Catarina, a Controladoria-Geral do Estado responde pela Ouvidoria e Corregedoria, consideradas áreas-chave no fluxo de apuração dos casos de assédio sexual.

Segundo Becker, a lição de casa para os participantes do GT é conversar com os atores envolvidos, especialmente as secretarias de educação, para avançar tanto na prevenção quanto no enfrentamento aos casos de assédio.

Governança de dados

Outra discussão que tem avançado no GT Transparência é a governança e o uso de dados e sistemas na área de controle. O grupo já elaborou um inventário dos sistemas e trilhas de auditoria desenvolvidos por cada uma das controladorias e ouvidorias dos estados que compõem o COSUD.

“Estamos consolidando essas informações para depois disponibilizar aqueles sistemas passíveis de disponibilização e também os cruzamentos de dados que tanto ajudam na efetividade de nossas ações”, destacou Rodrigo Fontenelle, controlador-geral do Estado de Minas Gerais.

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

E-mail: cleia.schmitz@cge.sc.gov.br

Fone: (48) 99128-1980