CGE

COSUD: Controladorias unem esforços por integridade pública e combate à violência sexual nas escolas

As controladorias dos estados membros do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) vão trabalhar conjuntamente em dois desafios comuns: uso de dados para promoção da integridade pública em áreas com alto risco de fraude e corrupção; combate ao assédio sexual nas escolas a partir do tratamento de manifestações de Ouvidoria. 

Os planos de trabalho foram apresentados no último sábado, 21, em São Paulo, pelo Grupo de Trabalho  (GT) de Controladoria, Ouvidoria e Transparência durante o encerramento da 9ª reunião do COSUD. A controladora-adjunta da CGE de Santa Catarina, Simone de Souza Becker, participou dos debates. 

“Santa Catarina tem muito a contribuir e, claro, muito a ganhar com os resultados que virão dessas ações conjuntas entre as áreas de controle. A união desses esforços é muito importante para encurtar caminhos e reduzir custos para a solução de desafios comuns às controladorias”, destacou Becker.

Com relação ao uso de dados para apoiar ações de prevenção e combate à corrupção, o GT definiu que será feito um levantamento dos sistemas já existentes nos estados. Também será desenvolvido um esboço de uma norma de governança de dados para estados que não possuem diretrizes definidas. O prazo para apresentação é março de 2024. 

Na questão relativa ao combate à violência sexual nas escolas, o GT elaborou um plano de ação com etapas estratégicas para criação de um termo de compromisso entre os estados. Será feito um mapeamento dos processos de encaminhamento das manifestações por meio dos canais de denúncias, além da produção de materiais de divulgação, treinamento para servidores e preparação das áreas de correição. O prazo é junho de 2025. 

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cleia.schmitz@cge.sc.gov.br