CGE

Governo do Estado lança ação para prevenir assédio sexual

Fotos: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

O Governo do Estado lançou nesta terça-feira, 8, às 13h30, o Programa de Prevenção ao Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho em evento no Teatro Pedro Ivo. A iniciativa é uma medida para evitar a ocorrência de casos de assédio sexual no Executivo Estadual.

O evento teve a participação da vice-governadora Marilisa Boehm. Em sua fala, ela lembrou de sua experiência como delegada de polícia, em que as vítimas desistiam de denunciar os assediadores por vergonha e medo, às vezes de perder o próprio emprego.

“A maioria das pessoas nem sabe o que é assédio. Por isso esse programa é tão importante, o objetivo do governo é conscientizar os servidores e orientar as vítimas a buscar ajuda”, destacou a vice-governadora.

O Programa é uma resposta da Controladoria-Geral do Estado a um mapeamento de riscos de integridade feito pelo órgão junto às áreas do Governo. O assédio sexual foi um dos riscos levantados, comum a 70% dos órgãos e entidades.

“O governador Jorginho Mello diz que a melhor ação que um governo sério e responsável pode fazer é cuidar das pessoas. É isso que estamos fazendo aqui, uma medida preventiva para evitar uma conduta que traz prejuízos e inquietação aos servidores atingidos, gerando improdutividade, desmotivação e danos psicológicos”, destacou Marcio Cassol, controlador-geral do Estado.

Cartilhas, vídeos e outros materiais serão veiculados junto aos servidores. Os materiais estão disponíveis no site www.cge.sc.gov.br/combateaoassedio

Assista a um dos vídeos do Programa. Outras peças estão disponíveis no Youtube da CGE/SC

O evento contou com palestras e debates entre especialistas neste tema. Coordenado pela CGE, o Programa tem apoio da Secretaria de Administração, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, da Polícia Civil e da Secretaria de Comunicação.