CGE

Ouvidoria reduz para 7 dias o tempo médio de resposta às manifestações

O usuário da Ouvidoria-Geral do Estado de Santa Catarina precisou esperar, em média, apenas 7 dias para receber uma resposta à sua manifestação no terceiro trimestre de 2023. É o que mostra o relatório divulgado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), órgão responsável pelo sistema de ouvidoria no Executivo estadual. 

No mesmo período de 2022, o tempo médio foi de 8,3 dias, ou seja, houve uma redução de 15,6% no tempo de resposta. O prazo legal é de 30 dias a contar do recebimento da manifestação. 

“O tempo de resposta é um dos indicadores que medimos para avaliar o desempenho da ouvidoria. O resultado se deve ao comprometimento da nossa equipe e também da rede de ouvidores formada por servidores dos órgãos e entidades”, afirma o controlador-geral do Estado, Marcio Cassol. 

No trimestre também houve aumento no número de manifestações recebidas. Foram 8.750 demandas, 39% a mais do que no mesmo período de 2022. 

As manifestações de ouvidoria são divididas em cinco tipos: solicitação, reclamação, sugestão, denúncia e elogio. Elas podem ser cadastradas no sistema disponível em www.ouvidoria.sc.gov.br, pelo 0800-6448500, por carta ou presencialmente (endereço no site). 

A Ouvidoria-Geral recebe a manifestação, avalia a demanda e, caso contenha os elementos mínimos e seja de competência do Poder Executivo estadual, envia para análise e providências das ouvidorias dos órgãos e entidades.

“Estamos trabalhando também na evolução constante da qualidade da resposta por meio de capacitações, manuais e encontros com a rede de ouvidores. O objetivo é garantir a satisfação do cidadão”, afirma a Ouvidora-Geral, Marina Rebelo.

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Comunicação

ascom@cge.sc.gov.br

(48) 99128-1980 / 3665-5645