Primeiro Seminário Regional Sul de Ouvidorias discute como converter problemas individuais em soluções coletivas

A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE/SC), realizou na quinta e sexta-feira desta semana (28 e 29) o primeiro Seminário Regional de Ouvidorias – Região Sul. No primeiro dia do evento, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), diversos palestrantes falaram sobre a importância de uma aproximação maior do Estado com o cidadão. Foram abordados temas como transparência, melhoria da oferta das informações públicas à sociedade, controle social, proteção de dados, combate à corrupção, prevenção contra fake news e uso da tecnologia para elevação da qualidade de vida nas cidades.

Gestores públicos e ouvidores de órgãos e entidades municipais, estaduais e federais, com atuação no Sul do Brasil, estiveram presentes ao encontro. No segundo dia, diversas oficinas temáticas foram realizadas no campus da UDESC, também em Florianópolis.

As ouvidorias constituem um importante canal de comunicação entre a Administração Pública e a sociedade, como explicou, na abertura do evento, o Controlador-Geral do Estado, Luiz Felipe Ferreira: “ Elas têm um papel importante na participação social do cidadão, possibilitando a democratização de acesso às informações na sociedade e melhorias na administração estatal. As ouvidorias promovem o equilíbrio no atendimento entre legalidade e legitimidade”.

Um dos destaques na programação foi a palestra do Ouvidor-Geral da União, Valmir Gomes Dias. Ele destacou a necessidade de um trabalho coletivo planejado para integrar os esforços que vêm sendo realizados nas esferas nacional, estaduais e municipais para o fortalecimento das Ouvidorias. Em março deste ano, foi institucionalizada por decreto a Rede Nacional de Ouvidorias, com a CGU atuando como sua coordenadora.

De acordo com o Ouvidor-Geral da União, Valmir Gomes Dias, a rede é colaborativa, por adesão, e a CGU contribui por meio de orientações, capacitações, discussões e troca de boas práticas entre as ouvidorias que compõem a rede. Fornece também o FalaBR, uma plataforma integrada de ouvidoria e acesso à informação, disponível para as ouvidorias de todos os entes e poderes. “Assim conseguimos melhorar a experiência do usuário do serviço público. Quando a gente trabalha em rede, numa interface única com o cidadão, este ganha experiência, passando a utilizar de melhor forma os serviços públicos disponibilizados”, disse o Ouvidor-Geral da União.

A intenção da CGU e seus parceiros estaduais é promover em breve novas edições de Seminários Regionais. A próxima edição Sul ainda não tem data marcada.

AS FOTOS: 1) O público, constituído por agentes públicos e ouvidores com atuação no Sul do Brasil, acompanha palestra do Ouvidor-Geral da União, Valmir Gomes Dias: 2) Guilherme Kraus dos Santos, Ouvidor-Geral do Estado; 3) Luiz Felipe Ferreira, Controlador-Geral do Estado; 4) Valmir Gomes Dias.