Capacitação para o Prêmio Honestidade nas Escolas tem mais de 540 professores inscritos

Mais de 540 professores da rede estadual de ensino se inscreveram para a capacitação do Prêmio Honestidade nas Escolas, oferecido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Esag). A aula inaugural ocorreu nesta terça-feira, 13, de forma on-line e abordou os valores socioemocionais e a promoção da cultura do respeito nas cidades.

O Prêmio Honestidade nas Escolas é um concurso anual de desenhos promovido pelo Governo do Estado com o objetivo de disseminar a cultura da ética nas novas gerações. A diretora de Integridade e Compliance da CGE, Marisa Zikan, destacou a importância do engajamento dos professores. “Essa é uma oportunidade de transmitir às crianças valores que são tão caros para a gente, como integridade, honestidade, ética, respeito. E nesse sentido não há como se falar em qualquer transformação social sem falar em educação, especialmente das crianças.”

A aula foi ministrada pelo professor da Udesc Esag Daniel Pinheiro, doutor em Administração, e pelas psicólogas Raquel Favretto, mestre em Psicologia, e Ana Oberziner, pós-graduanda em Neuropsicologia. A capacitação terá 20 horas, certificada pela Udesc. “Nosso objetivo é mostrar que política não é só eleição e voto. Queremos estimular a capacidade de dialogar e viver em sociedade com respeito”, enfatizou Pinheiro.

A capacitação está disponível aos inscritos na plataforma Moodle Udesc até 23 de junho.Os temas são: Ética e Moral, Democracia, Direitos e Deveres, Importância do Governo na Qualidade de Vida, Acesso à Informação. Os ministrantes são pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovação Social na Esfera Pública (NISP) e do time Enactus Udesc.

Sobre o Prêmio: O Prêmio Honestidade nas Escolas é um concurso cultural promovido pela CGE em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O público-alvo são crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino. Neste ano será realizada a 5ª edição, com meta de envolver 60 mil crianças, o dobro do ano passado.

E-mail: cleia.schmitz@www.cge.sc.gov.br/