CGE

CGE lança sistema para monitorar aplicação das medidas de tratamento de riscos de integridade

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) lança nesta terça-feira, 25, um sistema para auxiliar no monitoramento da implementação das medidas previstas nos Planos de Integridade e Compliance dos órgãos e entidades. As ações têm o objetivo de mitigar os riscos de integridade mapeados pela CGE com servidores de todo o governo.

Os riscos de integridade são eventos relacionados à corrupção, fraudes, irregularidades e/ou desvios éticos e de conduta, que possa comprometer os valores e padrões preconizados pela organização e a realização de seus objetivos. As medidas de mitigação, que são ações preventivas para que esses riscos não venham a ocorrer, foram elaboradas e validadas pelos próprios órgãos e entidades e documentadas em Planos de Integridade e Compliance.

O Sistema de Integridade e Compliance (SIC) será atualizado trimestralmente pelos pontos focais de integridade das áreas. “O sistema permitirá que os gestores acompanhem a aplicação das medidas em sua pasta. É uma ferramenta poderosa de gestão”, destaca Marcio Cassol, controlador-geral do Estado.

O SIC foi desenvolvido internamente pela CGE por meio da Coordenadoria de Gestão Estratégica com a coordenação da Diretoria de Integridade e Compliance. Segundo a diretora Marisa Zikan da Silva, a expectativa é que o sistema auxilie na gestão e efetividade dos Planos de Integridade e Compliance. “A execução das medidas e consequente redução dos riscos será a coroação de todo esse trabalho”.

Programa de Integridade e Compliance – Criado pela Lei nº 17.715/2019, o Programa de Integridade e Compliance (PIC) tem o objetivo de estabelecer um conjunto de medidas preventivas para evitar possíveis desvios nas entregas à população; fomentar a adoção de boas práticas de gestão pública, com base na gestão de riscos; e disseminar a cultura da integridade, estimulando o comportamento íntegro dos servidores públicos estaduais.

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cleia.schmitz@www.cge.sc.gov.br/