CGE

Governo do Estado vai às escolas para divulgar Prêmio Honestidade

Fotos: Ricardo Trida/Secom

O Governo do Estado encerrou nesta terça-feira, 5, na Escola Professor Alexandre Sergio Godinho, em Biguaçu, uma série de visitas às escolas estaduais para divulgar as inscrições do Prêmio Honestidade nas Escolas, abertas até 15 de setembro. A ação teve como atração a mascote Catarina, boneca viva que representa uma estudante de escola estadual.  

Coordenado pela Controladoria-Geral do Estado em parceria com a Secretaria de Educação, o Prêmio é um concurso anual de desenhos para alunos do 1º ao 5⁰ ano das escolas estaduais e tem o objetivo de promover a cultura da ética, da cidadania e do respeito. Serão premiados 15 alunos – 3 de cada ano escolar. 

Neste ano, os vencedores receberão um tablet e uma miniatura da mascote Catarina, além do tradicional troféu. A meta do Governo do Estado é dobrar o número de inscritos em relação à última edição e chegar a 60 mil participantes. “Estamos resgatando valores de ser honesto, de ser ético. Estamos trabalhando com a base que será o elo com os pais e a comunidade onde as crianças vivem”, afirma o controlador-geral do Estado, Marcio Cassol. 

O tema neste ano é “Como posso promover a cultura do respeito em minha cidade?” Na Escola Professor Alexandre Godinho, a coordenação pedagógica já trabalhou o assunto com os alunos. “O respeito é a base para a interação com a sociedade. As crianças estão muito empolgadas com o Prêmio, mas ensinamos que ganhar ou perder não importa tanto, participar e desenvolver os valores é o mais importante”, afirma a coordenadora Lilian Schmitt Petry. 

Gabriel Ramos, de 11 anos, é aluno do 4º ano e falou o que aprendeu com as atividades elaboradas pela escola. “Ter esse aprendizado foi muito importante, a gente leva para casa e conversa sobre respeitar as opiniões, a escola, o meio ambiente, os animais, os mais velhos”, explicou. 

5ª edição – De forma inédita, os professores receberam capacitação para tratar o tema em sala de aula, uma parceria da CGE com a Udesc Esag por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovação Social na Esfera Pública (NISP) e do time Enactus Udesc. Eles também elaboraram uma cartilha com conteúdo lúdico para os professores trabalharem em sala de aula. O objetivo é qualificar os desenhos e, principalmente, alcançar o objetivo de difundir a ética no ambiente escolar. 

Mais informações


Controladoria-Geral do Estado
Assessoria de Comunicação
Cléia Schmitz

(48) 99128-1980

www.cge.sc.gov.br