CGE

Mapeamento da CGE-SC mostra maturidade de estatais nas áreas de integridade e governança

Um mapeamento realizado pela Controladoria-Geral de Santa Catarina (CGE-SC) mostrou que as 11 empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado atendem aos principais requisitos nas áreas de integridade e governança, mas têm pontos que merecem atenção dos gestores. 

Mais de 90% das estatais responderam que têm programas de integridade, código de ética e/ou de conduta, canais de denúncia e mecanismos para apurar indícios de irregularidades e conflitos de interesse. Da mesma forma, contam com conselhos de administração independentes e diretrizes para procedimentos licitatórios e de contratações, entre outros.

Por outro lado, o diagnóstico mostrou pontos de atenção. Apenas metade das 11 empresas têm, por exemplo, procedimentos padronizados para acompanhamento das investigações de irregularidades, estrutura de auditoria interna em acordo com a lei das estatais e critérios e práticas sustentáveis definidas para as contratações. 

Para o controlador-geral do Estado, Marcio Cassol, o diagnóstico é uma ferramenta de gestão para as estatais. “A CGE, coordenadora do Programa de Integridade e Compliance do Estado, vai entregar às empresas uma radiografia individualizada do mapeamento com sugestão de ações para aprimorar a integridade e a governança.”  

O estudo foi realizado pela administradora Pollyanna Sá, pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), sob a coordenação da Diretoria de Integridade e Compliance da CGE. Na última semana, ele foi apresentado aos representantes das organizações no Fórum de Integridade das Empresas Estatais de SC. 

“Nosso objetivo é que Santa Catarina se mantenha como referência em relação à boa governança de suas empresas públicas. O Fórum, criado em dezembro, está se tornando um excelente local para esse tipo de discussão”, afirma o gerente de integridade e compliance da CGE, Carlos Petiz Junior. 

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@cge.sc.gov.br